Buscar
  • Comunicação

20 anos sem Paulo Freire

No dia 02 de maio de 1997, exatamente 20 anos atrás morria o mestre, patrono da educação Paulo Reglus Neves Freire, criador de um método revolucionário da educação crítico. Freire influenciou o Movimento que ficou conhecido como Pedagogia Crítica.

Seu legado e ensinamentos guiando a Educação Libertadora e Popular vive em cada educador(a) e em cada educando@, sejam eles ou elas crianças, jovens e adultos. Ele deixou obras importantes como a pedagogia do oprimido, pedagogia da indignação, Educação como Pratica de liberdade entre outros. Suas metodologias desenvolvidas em projetos dos movimentos sociais e pastorais sociais, motivou vários trabalhadores(as) do campo e da cidade a se organizarem, lutarem e a conhecerem suas realidades e a buscarem o descobrimento do seu potencial, em busca da emancipação, para poder construir uma cidadania igualitária e digna.

Paulo Freire vive em cada militante, nas salas de aulas, nos assentamentos, nas comunidades, em cada agente de transformação de uma sociedade que o próprio deixou grandes ensinamentos que fortalece a luta campesina, luta social, e como o mesmo dizia “A humildade exprime uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém”.

Paulo Freire! Presente, presente, presente!

0 visualização

Secretaria Nacional

Rua Francisco Brás, Várzea Rendonda, 204, Sumé, Paraíba - Brasil.

Email: secretariapjrbrasil@gmail.com

Telefone83 99917-2719

Youtube

Facebook

© 2020 Todos os direitos reservados à Pastoral da Juventude Rural  |   Termos e usos  |   Política de privacidade