- Comunicação
Comitê Municipal de Educação do Campo de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú em Pernambuco, reali
Retomando a I Jornada Pedagógica de estudos, o Comitê Municipal de Educação do Campo – CMEC de Afogados da Ingazeira em Pernambuco, e que é composto pela sociedade civil, governo municipal, entidades ligadas à educação, movimentos sociais, sindicatos e Pastorais Sociais. Neste momento, cerca de 16 representantes destas instituições, estão reunidos e reunidas para discutir sobre “A vida no campo: subvertendo as visões dada.”
Focando o olhar para a orientação do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC) sobre a nossa agenda local de ações e discussões. E como demanda foi nos dada uma discussão sobre nossa postura político- pedagógico em ações locais. Representantes da Comissão Pastoral da Terra – CPT e Pastoral da Juventude Rural – PJR estão presentes, pela CPT Rosana Bevenuto e pela PJR Sandreildo Santos, sendo ambos representantes dessas instituições no Comitê.
Nesse momento Antonio da Adessu Baixa Verde, faz uma apresentação sobre a realidade do campo, trazendo dados hídricos, agrícolas, agrotóxicos, as relações humanas com o meio ambiente e suas formas de sobrevivência.

Após as explanações do companheiro da Adessu, o CMED de Afogados da Ingazeira, fará uma analise de conjuntura, tendo como ponto de partida os diagnósticos sobre as escolas rurais, realizado por aqueles e aquelas que compõem o mesmo, relacionando com a conjuntural atual que vivemos no país.
Lembrando que o CMEC tem se envolvido ativamente nas ações contra o golpe, a favor da democracia e contra as reformas que devasta a vida da classe trabalhadora. Maio também é uma importante para o CMEC, pois o mesmo celebra seu 1° ano de existência no município de Afogados da Ingazeira.

Postado por comunicação Nacional da PJR