Buscar
  • Comunicação

Trocas de Saberes e Sabores fortalecem a Juventude Camponesa

Entre os dias 30 de junho a 03 de julho aconteceu no Centro de Formação Paulo Freire no Assentamento Normandia em Caruaru-PE, o Intercâmbio e Feira Nacional de Saberes e Sabores da Juventude Camponesa, realizada pela Pastoral da Juventude Rural em parceria com o Semear/FIDA.

O nosso intercâmbio teve inicio dia 30/06 com mística de integração dos estados participantes e apresentação do grupo teatro Raízes Nordestinas de Poço Redondo – SE que trouxe para a feira o espetáculo “O segredo do Poço Redondo”, uma peça teatral que dialoga perfeitamente com a realidade dos jovens do campo e que incentiva a permanência dos mesmos no meio rural. Essa foi também uma experiência monitorada pelo projeto “Boas Práticas Juvenis na convivência com Semiárido”, parceria entre a Associação da Juventude Camponesa Nordestina – Terra Livre e o Programa Semear/FIDA.

A feira contou com a participação de duzentos e trinta (230) jovens dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe. Tem como principal objetivo a troca de experiências de diversos grupos organizados pela PJR e outros movimentos da Via Campesina (MST, MPA e CPT).

Foto: Comunicação da PJR


O fortalecimento da identidade da juventude camponesa, pela mística do Camponês de Nazaré marcou o I Intercâmbio e Feira Nacional de Saberes e Sabores da Juventude Camponesa.

A Agroecologia, Economia Solidária, Cultura Popular, Rede GPR Brasil e o Monitoramento  Audiovisual basearam as discussões nas mesas, oficinas e  projeções dos jovens e das jovens que estiveram presentes.

A apresentação do Grupo de Teatro Raízes Nordestinas, a exposição dos produtos agrícolas e não agrícolas, vídeos e fotos das oficinas do projeto de Boas Prática Juvenis na Convivência com o Semiárido, oficinas práticas de audiovisual e cordel, trabalho militante, místicas, jornada socialista e noites culturais nos mostrou que a juventude estar organizada, resistindo e produzindo.

Foto: Comunicação da PJR


Agora para vocês, Com orgulho irei falar, Sobre essa nossa feria Algo espetacular Que prepara a juventude Para melhor se articular.

Nesse intercâmbio, aprendemos Algo bem essencial, Que a permanência no campo Deve ser algo normal E que o semiárido, agora tem Monitoramento pelo audiovisual.

Tivemos palestras e oficinas, Sobre temas transversais Que na vida de militantes, São debates essenciais E compreendem conhecimentos De base, fundamentais.

Também sobre os GPR Conversas, podemos ouvir Que nos orientam, a pensar A trabalhar e agir Para que o Projeto Popular, Possamos, então, construir.

Tivemos também, momentos De cultura e diversão E o Raízes Nordestinas, Fez uma bela apresentação Mostrando nossa cultura E a cara do Sertão.

Vários talentos de jovens, Aqui, foram revelados Pois quando se mostra confiança E que é capacitado Todo o talento e o caráter E no ser humano, honrado

Também aprendemos um pouco Sobre a Frente Brasil Popular Que aos Movimentos Populares Sociais Tem muito para agregar E que com a alienação Pretende muito acabar.

Discutimos os GPR Em cada estado, a situação Vimos os desafios e fortalezas E procuramos a solução Para que a PJR, sempre Permaneça em união.

Contamos com a participação Do FIDA e do Semear Que deixaram bem claro, Interesse em nos ajudar E das nossas propostas e ideias Poder sempre comungar

Posso não ter falado muito Mas já irei terminar, Espero, que mais vezes, Possamos nos encontrar, Para regarmos a semente E o semiárido transformar.

Ricardo Rodrigues – Militante da Pastoral da Juventude Rural – Tupanatinga – Pernambuco

CONFIRA O ALBÚM NO FACEBOOK

0 visualização

Secretaria Nacional

Rua Francisco Brás, Várzea Rendonda, 204, Sumé, Paraíba - Brasil.

Email: secretariapjrbrasil@gmail.com

Telefone83 99917-2719

Youtube

Facebook

© 2020 Todos os direitos reservados à Pastoral da Juventude Rural  |   Termos e usos  |   Política de privacidade